Se você se sente cansada e sem energia, mesmo sem realizar muitas tarefas, talvez esteja experimentando cansaço mental, que é mais exaustivo do que cansaço físico.
Esse tipo de cansaço ocorre quando você está constantemente pensando e preocupado com o que as pessoas pensam de você, ou quando está ansioso com algo que está por vir, por exemplo.
Aqui estão algumas ações que podem contribuir para o seu cansaço mental, mas que talvez você ainda não tenha percebido:
Não estabelecer limites: Quando você não leva em consideração suas necessidades e limites, pode sobrecarregar-se e desgastar-se. É importante respeitar seus limites em seus relacionamentos;
Não expressar seus sentimentos: Muitas vezes, deixar de falar sobre suas opiniões, sentimentos e incômodos pode causar desconforto constante. Compreender o que você sente pode ajudar a se expressar de maneira mais saudável e eficaz;
Cobrar demais de si mesmo: Muitas pessoas caem nessa armadilha, seja em suas relações pessoais, no trabalho ou em outras áreas da vida. Comparar-se com outras pessoas ou exigir demais de si mesmo pode afetar sua autoestima e segurança;
Remoer situações do passado: Arrependimentos por escolhas passadas, perdas significativas ou palavras que não precisavam ser ditas podem levar a comportamentos e relacionamentos doentios.
O processo de amadurecimento envolve aprender a fazer escolhas mais assertivas, a se relacionar de maneira mais madura consigo mesmo e com os outros, mas para algumas pessoas, compreender esse processo pode ser difícil.
O autoconhecimento que a psicoterapia proporciona é fundamental para entender quem você é e fortalecer-se emocionalmente.
Com isso, você pode construir relações saudáveis e autênticas.
Tenha uma ótima semana,
Psicóloga Fabiana Silva || CRP 06/133045